A Retração de Fibonacci é uma ferramenta de desenho, usada em análise técnica, que ajuda a encontrar a áreas de Resistência ou de Suportes, ou seja, valores onde o preço tende a mudar a tendência. O principal objetivo é apontar as zonas em que você deve prestar atenção. São os chamados pontos de alerta.
A Retração de Fibonacci é o retrocesso potencial de movimento original de um ativo financeiro no preço.
Fibonacci usa linhas horizontais para indicar as áreas de suporte ou resistência nos níveis de Fibonacci principais antes de continuar na direção original. Estes níveis são criados por desenho de uma linha de tendência entre dois pontos extremos e, em seguida, dividindo-se a distância vertical pelas proporções principais de Fibonacci de 23,6%, 38,2%, 50%, 61,8% e 100%.
Retração Fibonacci é uma ferramenta muito popular, utilizada por muitos traders técnicos, para ajudar a identificar pontos estratégicos para que as transações sejam colocadas, os preços-alvo ou stop-loss . A noção de retração é usada em muitos indicadores, como os níveis de Tirone, padrões Gartley, teoria Elliott Wave, entre outros. Depois de um movimento de preço significativo para cima ou para baixo, o novo suporte e níveis de resistência são muitas vezes em ou perto destas linhas.